Existem vários tipos de mediunidade, mais na frente irei falar sobre elas. Todos nós somos médiuns, uns mais e outros menos, algumas pessoas tem a mediunidade tão forte dentro de si, que podem ate ser tratados como loucos, outros conseguem entrar em um centro espirita ou centro umbandista, e passam a ter um pouco de compreensão do que ocorre consigo, alguns procuram desenvolver sua mediunidade, outros não querem nem saber o porquê das coisas. Na casa de Umbanda existem vários tipos de médiuns.
A formação do médium depende do seu conhecimento e seu modo de agir diante de varias situações, e da vida, tanto no campo espiritual, como no campo material. Um bom médium precisa ser religioso, ter disciplina, cumprir com seus deveres e obrigações, ser repeitador, se conhecer, e ter Fé. A Fé é o elemento principal dos trabalhos de Umbanda, sem ela o médium não consegue sintonizar suas energias com os seus guias espirituais, com Deus e seus Orixás. Existem muitos médiuns bons que se perderam por conta da sua falta de disciplina, por egoismo, ganância e falta de humildade. Outros não encontraram ninguém para lhes orientar e acabaram desenganando-se, indo pelo caminho errado ou tendo uma visão errada dos Terreiros de Umbanda. A maioria dos médiuns dos Terreiros de Umbanda são médiuns de incorporação, que como qualquer outra mediunidade precisa ser bem trabalhada e bem estudada. Esses são um dos maiores erros que se tem dentro de um terreiro, a maior parte dos médiuns ou “cavalos”, como são chamados os que incorporam, não procuram estudar, desenvolver, se dedicar a sua mediunidade ao seu trabalho. E todos os dias temos que nos melhorar, o aprendizado é constante e não deve parar. Aprender com os erros é fundamental para o médium. Ele tem que buscar ser mais tolerante, paciente, prudente, leal, inteligente e não esperto, saber perdoar, saber seus deveres obrigações e limites, saber que justiça é diferente de vingança e saber trilhar seu próprio caminho.
O médium de trabalho atuante tem que estar sempre preparado para as varias energias que o rodeia, porque ele é como um ímã, que atrai as pessoas que estão buscando ajuda, isso pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer hora. Principalmente quando ele esta com uma energia positiva a possibilidade de atrair pessoas com energias baixas, é muito grande. Isso acontece como um ímã que tem um lado positivo e só se atrai pelo lado oposto de outro ímã. E na verdade essa é a principal função de um médium atuante, ajudar os que necessitam, esses acontecimentos não significam sofrimento para ele e sim uma oportunidade de evoluir a cada momento em sua jornada espiritual. Pois quando servimos as pessoas com nossa mediunidade, passamos a iluminar nosso espirito.
Já vi muitos médiuns antigos em Terreiros que não sabem nem acender uma vela, tomar um banho de limpeza, o significado das guias e quem são seus Orixás regentes. Isso é o básico para se saber. A maior parte desses são totalmente dependentes do Babá da casa. E acabam se tornando pessoas de pouca fé. O médium de Umbanda deve ajudar sempre com humildade, aprender com quem sabe mais, e ensinar ao que sabe menos, ele não deve usar sua mediunidade para tirar proveito e usar de suas forças para atacar. Pois ele é um Servidor de Deus e suas palavras sempre serão de elevação. Quanto mais dedicado é o médium mais força ele tem.
Weverson Roberto (Pejigan da Casa dos Mestres) Umbanda Branca Renovada SALVE DEUS E MUITO AXÉ A TODOS.